“Através de”, “por meio de” e “via”

É recomendável, por vários gramáticos, que o termo “através” seja substituído por “por meio de”, mas isso não significa que “através” não deva ser utilizado. A locução “através de” tem sentido (físico) de atravessar. Assim, o uso dessas expressões nas orações abaixo está adequado:

“O namorado passou uma flor através da janela”. (indica a ideia de atravessar).
 
“Por meio de” indica ideia de instrumento/noção de ação:
 
“Eu enviei o pacote por meio do correio.”/ “Eu enviei o pacote pelo correio”.
 
O uso de “Via” também é adequado. Refere-se, segundo a Academia Brasileira de Letras (ABL), “ao meio pelo qual se desloca ou se transporta algo ou alguém, ou pelo qual uma mensagem é transmitida (via terrestre, via postal)”.
Nesse sentido, não seria correto, no entanto, afirmar que “O namorado passou uma flor via janela”, mas nós poderíamos afirmar que “eu enviei o pacote via postal”, embora seja mais usual dizer: “Eu enviei o pacote por meio do correio” ou “Eu enviei o pacote pelo correio”.
Deixe um comentário

