Interações entre Autor e Revisor: como é negociado o serviço de Revisão de Textos

O revisor é um mediador entre o escritor e a sociedade. Por isso, é importante que aquele tenha olhar crítico sobre o texto deste e que negocie o sentido do termo revisão conforme as necessidades/expectativas do(a) escritor(a). Crítica, nessa perspectiva, visa, portanto, à reflexão acerca do próprio Ofício do Revisor e de reflexão acerca de suas negociações com os autores. Quanto mais engajadas as relações sociais, mais simétricas serão as negociações entre revisor e autor e, possivelmente, menores os mal-entendidos nas interações.

É nesse sentido que Rocha e Silva (2010) afirmam:

[…] Revisão de Texto como uma atividade em que há uma negociação de sentido e, ainda, além disso, uma interface entre produtor e revisor, envolvendo inúmeras relações, já que precisará de todos os seus tipos de conhecimento – linguísticos, discursivos e sociais.

Ainda sobre as negociações entre revisor e autor, Ribeiro (2009) afirma que esse processo envolve nuances muito mais complexas. A autora defende que é um processo que exige experiência para lidar com autores e editores e que muitas vezes esse processo acaba gerando antipatia pelas partes. Em determinado momento, para resolver os problemas com o autor, o revisor necessitará de uma “acerta atitude desprendida” assim como uma dose de “orientação pedagógica”, expõe a autora. Assim, afirma:

De fato, a depender dos propósitos da revisão, a interação e a negociação entre autor e revisor têm muito mais implicações do que a simples “correção”, para a qual não haveria contra-argumentos, dado que ela estaria fundamentada na inexorável “gramática tradicional”. As negociações envolvidas no “retorno sobre o dizer” (Fiad; Barros, 2003) são mais sutis e mais flexíveis do que se imagina, o que implica a formação de profissionais de língua (sejam eles formados em tais ou quais cursos) pensantes e íntimos das linguagens (no plural) (p. 8).

Contatos

Facebook: https://web.facebook.com/criteriorevisao/ (curta a nossa página no Facebook!)

Telefone: (61) 99801-6596 (Whatsapp)

Skype: criteriorevisaotextual

E-mail: andersonhander@gmail.com ou servicos@criteriorevisao.com.br

Instagram: @criteriorevisao (siga-nos!)

Aguardamos o seu contato.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s