4 qualidades de um Revisor de Texto

4 qualidades de um Revisor de Texto

1. Pensar críticamente língua

Revisores têm de ter conhecimento sobre várias áreas e, além disso, devem ler bastante e estar conectados sobre atualidades. Um bom Revisor de Textos não deve pensar que é discípulo de Bechara, Cunha e Cintra etc. e que estes (ou os poetas românticos, modernistas, realistas etc) são os grandes messias da Língua Portuguesa, como muitos acreditam. É preciso buscar conhecimento científico sobre Gêneros Textuais e sobre o que é, de fato, língua e discurso. Para isso, é importante buscar aporte em uma ciência, na Linguística e não no senso comum ou apenas na Gramática Normativa. A Gramática normativa é importante para o caso de linguagem relacionada aos gêneros formais, mas é preciso outros conhecimentos para ser Revisor. Não quero dizer que somente linguistas podem ser Revisores, mas, dificilmente, alguém chegará ao pensamento crítico sobre língua sem adentrar em estudos científicos sobre língua, inclusive, porque há muitos mitos sobre Língua Portuguesa em nossa sociedade.

2. cumprir prazos
Geralmente, estudantes e pesquisadores estão sempre correndo contra o tempo. Em virtude dos prazos combinados com estes, Revisores precisam cumpri-los para não prejudicar o cliente. Além disso, é importante ter responsabilidade e saber dizer não quando houver excesso de trabalho para que haja perda de qualidade em relação ao serviço prestado.

3. Desconfiar
Bom Revisor é aquele que desconfia. Isso permite a construção de senso investigativo para com o texto. Não caiam na lábia daqueles que se dizem os detentores absolutos da verdade textual ou linguística. Revisor algum entregará um texto que esteja “perfeito”. O ofício do Revisor é muito diferente de um milagreiro, de um santo, enfim, porque o Revisor não é um messias. Ele melhora textos (obviamente, traz muitas contribuições) mas não os transforma em um produto perfeito e absoluto. As verdades ditas absolutas permanecem no pensamento científicos dos leigos dos séculos passados.

4. Ser perfeccionista
Embora esta, às vezes, não seja uma qualidade, para o ofício de Revisão de Texto é de extrema importância essa característica. Revisores que não são assim poderão utilizar do discurso de que não há textos perfeitos para se ausentarem em relação aos seus olhares desatentos. É preciso esgotar os olhares (em tempos diferentes) e conversar com os clientes sobre a importância de evitar trabalhos revisados com prazos urgêntes. Para que a Revisão seja eficaz, é preciso muitos olhares de um Revisor ao texto, em diferentes momentos.

Contatos

Facebook: https://web.facebook.com/criteriorevisao/ (curta a nossa página no Facebook!)

Telefone: (61) 99801-6596 (Whatsapp)

Skype: criteriorevisaotextual

E-mail: andersonhander@gmail.com ou servicos@criteriorevisao.com.br

Instagram: @criteriorevisao (siga-nos!)

Aguardamos o seu contato.

6 respostas em “4 qualidades de um Revisor de Texto

  1. Pingback: Revisão de Texto em Marília | Me. Anderson Hander

  2. Pingback: Revisão de Texto em Campo Grande | Me. Anderson Hander

  3. Pingback: Revisão Ortográfica em Brasília-DF | Me. Anderson Hander

  4. Pingback: Revisão de Texto em Belo Horizonte, Minas Gerais | Me. Anderson Hander

  5. Pingback: De quem é a responsabilidade do texto? | Me. Anderson Hander

  6. Pingback: Orçamento para Revisão de Texto em São Paulo | Me. Anderson Hander

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s