Anderson Hander Revisor de Textos

O que você mais gosta no seu trabalho?

Gosto de ajudar as pessoas por meio do meu conhecimento na área de Língua Portuguesa.

Descreva os 3 últimos trabalhos realizados por você.

Revisão de dissertação de Mestrado da UFRJ. Revisão de livro de autoajuda. Revisão de pré-projeto de mestrado. Consultoria para elaboração de pré-projeto de mestrado.

Qual de seus serviços é o mais solicitado pelos clientes?

Revisão Crítica para dissertação e pré-projeto de mestrado.

Que conselho você daria a um cliente que procura contratar um profissional como você?

Busque por profissionais qualificados e com experiência na área de Letras, ao menos com curso de mestrado.

Se você fosse um cliente, que segredo que você gostaria de saber sobre o seu negócio? Tem algum segredo para compartilhar?

Eu trabalho sozinho e me dedico exclusivamente para cada um de meus clientes, não emprego nenhum outro profissional em minha empresa.

Que perguntas um cliente precisa ter em mente antes de contratar um bom profissional?

Qual é a sua qualificação? Onde você se formou? Como o serviço é realizado? Quais as formas de pagamento? Qual é o prazo de entrega? O que será e o que não será realizado? O que é revisão de Textos? Quais tipos de revisão o profissional oferece? Há custo para segunda ou terceira Revisão de Textos?

Que informações importantes os clientes precisam ter em mente antes de contratar um bom profissional da sua área?

O cliente precisa saber o que é Revisão de Texto, bem como conhecer o perfil do Profissional contratado e as limitações de seu próprio texto.

O que os clientes sempre perguntam a você? Cite as principais e a resposta para cada uma delas.

Quanto tempo para entrega? Entre 3 a 5 dias úteis, dependendo da extensão do texto. Como as revisões são realizadas? Por meio da ferramenta Revisão de Textos. O autor receberá o trabalho revisado de maneira a aceitar ou recusar as alterações propostas pelo Revisor. Para o caso de Formatação de texto, você contabiliza imagens? Não são contabilizadas na contagem de caracteres, para a formatação do texto em si, mas eu as contabilizo (8,00 reais por elemento) separadamente para realizar listas de figuras, tabelas, quadros etc.

Você possui alguma história para nos contar sobre o seu trabalho?

Sou Revisor de Texto desde 2006. Tudo começou em minha vida quando mudei de minha cidade de interior para Brasília. Lá, eu me formei e cresci profissionalmente. Durante a graduação na Universidade de Brasília (UnB), tive oportunidade de estudar fora do país, também fiz estágio no Supremo Tribunal Federal (na Seção de Padronização e Formatação de Textos), o que foi um grande marco em minha carreira.

O que você gostaria que os clientes soubessem sobre a sua profissão?

Não tenho problemas para falar, abertamente, sobre isso no meu site. Lamento a visão daqueles que perpetuam o discurso infeliz que busca considerar a linguagem formal como uma linguagem objetiva, absoluta e inflexível. É muito delicado dizer isso a um cliente ou a um leigo, que não seja de minha área (e até aos que sejam rsrs), mas, em humanas, não há resultados absolutos.

E eu pago um prêmio para qualquer revisor que, de fato, tenha proposto revisão absoluta ou que não possa ser “melhorada” ou melhor adequada a determinado público/gênero textual. Cada olhar sobre o texto é, apenas, um olhar e não será um olhar absoluto. Não defendo com isso o discurso de um olhar desatento do revisor, mas, muito pelo contrário, o primeiro olhar sobre um texto não será o último.

Na verdade, o cuidado com o texto deve começar desde o processo de redação deste. O problema é que muitos autores escrevem péssimos textos e atribuem ao revisor toda a responsabilidade por isso, o que é bastante perverso. Espera-se do revisor uma atitude messiânica, especialmente no Brasil. Espera-se que esse profissional aja como um “estado patriarcal”, como o próprio Brasil o é, e que ele seja um redentor absoluto de toda “a verdade” textual.

Se autores gostam de falar em “erros”, que fique claro, os “erros” gramaticais e ortográficos relativos a textos que o revisor recebe foram cometidos pelo próprio autor. O que mensura o serviço subjetivo de revisão não é a falsa ideia absoluta de que o texto estará perfeito, após A REVISÃO (sensação que, muitas vezes, é transmitida muito mais pelo engajamento nas interações entre revisor e autor do que pela qualidade do serviço).

Como revisor, eu, por exemplo, mensuro o meu serviço em virtude da quantidade de alterações que faço em um trabalho. Também fundamento-me, além de meu longo histórico com revisões, em meus atestes, bem como no fato de eu ser “perito” em minha própria área. Para cada 100 laudas revisadas, costumo realizar, quando considero o texto sem muitos problemas, cerca de mil alterações. Quando o texto tem sérios problemas, para cada 100 laudas, chego a realizar entre 3 a 6 mil alterações (nesse caso, o cliente terá, praticamente, um novo texto).

Pode parecer um absurdo eu dizer isso, mas prefiro que o meu discurso ecoe como algo absurdo do que como uma falácia, ou um conforto aos olhos dos leigos, como uma carcaça que reveste a minha ignorância em relação ao que constitui, de fato, a realidade. Para sustentar a minha afirmação, compartilho a história do impressor, poeta e escritor Estienne Dolet, mais um desses defensores absolutos do ofício de revisão. Segundo Aristides (2008), em Além da Revisão, pág. 28, o impressor exaltava tanto a revisão “que pregava suas provas tipográficas na porta da oficiana, ‘dando um prêmio àqueles que nelas descobrissem um *pastel’ (AREZIO, 1925:13)”.

Dolet ganhou fama com esse discurso absoluto, mas, apesar de sistemático e exigente, e de oferecer “prêmios a quem apontasse falhas em suas obras”, este escritor não se livrou da “abominável errata”. Citado por Aristides, Arezio afirma que a dita obra-prima da chamada arte tipográfica, os Comentários da língua latina, de Dolet, continha, em suas 854 páginas, oito erros de revisão, ao fim do segundo volume. * Erros de composição.

Nesse sentido, Arézio (citado por Aristides, pag. 64) manifesta-se acerca do estigma que, mutas vezes, o revisor recebe inadequadamente, o que justifica essa atribuição ao revisor como um messias ou aquele que, no caso do abominável “erro”, adquire status de AUTOR. Segue trecho transcrito na grafia original para (des)nortear os leigos: “Nos tempos modernos, nos nossos dias, o revisor é quasi um anonymo no trabalho de uma imprensa, escondido, muita vez, no canto escuro da sala, a desenhar signaes á margem das provas, é o bode expiatorio de todas as culpas. Nenhum autor o cita, nem faz menção destes humildes COLLABORADORES. Se o livro sahe perfeito, todo o applauso é para o editor ou para a empresa, mas, se houve descuido, errata ou gralhas, é a revisão quem paga. AUTORES DESCUIDADOS desculpam-se das faltas grammaticaes com o celebre erro de revisão; os legisladores, com a chapa, em nota, no fim da página: reproduzido por ter sahido com incorrecções; ou aliás, para salvar apparencias: este discurso não foi revisto pelo orador. Na verdade é que [sic] ninguém quer ser o culpado, só o revisor é o único responsável; para elle todo o castigo é pouco… mesmo aquelle que na China mandava cortar a cabeça ao revisor. (Arezio, 1925:20).” Contato: (61) 91236091 (Whatsapp)

Por que você escolheu esta profissão?

Sou apaixonado por Linguística Textual.

Fale sobre um trabalho que você fez recentemente e do qual se orgulha.

Revisei inventários para um escritórios da OnU (Organização das Nações Unidas) em Brasília-DF (tenho mais de 20 atestes de capacitação técnica em minha área emitidos pelo governo brasileiro).

Você participa de treinamentos regulares para ficar atualizado das últimas novidades em sua profissão?

Sim, faço cursos, compro livros, manuais.

Quais são as últimas novidades relacionadas ao seu ramo/atividade?Existem mudanças que acontecerão em breve ou daqui a alguns anos que podem afetar significativamente o seu negócio/atividade?

O Novo Acordo Ortográfica é um marco em Língua Portuguesa nos últimos anos (na verdade, desde o século passado há uma tentativa de estabelecer esse acordo, mas as tentativas, de ordem política, são sempre em vão. Ainda hoje, apesar da oficialização do acordo, este não parece ser aceito e seguido, ainda, em Portugal.

Há, também, várias pesquisas científicas que trouxeram muitas contribuições ao meu ofício. Poucos sabem, mas existem, nas línguas do mundo, várias normas. É comum encontrar o termo, em Linguística, “gramáticas”, para desconstruir a concepção de que existe, apenas, a gramática normativa (ou suas regras).

Cito, também, apesar de ser um assunto relativo ao ramo de Formatação de Textos Acadêmicos, a Nova edição da ABNT NBR 6022 – Artigo em publicação periódica http://arb.org.br/2018/05/nova-edicao-da-abnt-nbr-6022-artigo-em-publicacao-periodica/

Descreva o seu projeto mais recente. O que foi? Quanto custou? Quanto tempo durou?

Escrevi um tutorial para nortear estudantes a desenvolverem pré-projeto de mestrado. Dediquei-me à escrita desse material durante 5 meses.

Se você tem um sistema de preços complexo para os seus serviços, coloque os detalhes aqui.

Valores e serviços

1 – Formatação (conforme a ABNT, APA, Vancouver ou manual desejado);

4,00 reais a lauda. Inclui checagem a respeito de formatação das Normas da ABNT ou manual desejado*;

2 – Revisão Ortográfica e Gramatical: 5,00 reais a lauda. Inclui revisão ortográfica conforme o Novo Acordo Ortográfico, observação de aspectos de concordância/regência nominal e verbal, crase, pontuação e outros aspectos gramaticais relativos à linguagem do gênero textual proposto;

3 – Revisão Ortográfica e Gramatical + formatação (ABNT ou manual desejado): 7,00 reais a lauda. Inclui revisão 2 + formatação (ABNT/outros);

4 – Revisão Crítica: 10,00 reais a lauda. Inclui revisão 2 (Revisão Ortográfica e Gramatical), além de sugestões estilísticas, *reescrita/sugestão de reescrita de parágrafos mal elaborados, adequação vocabular, progressão textual e aspectos de coesão e coerência. Essa revisão também inclui sugestões e dicas em relação ao gênero textual proposto;

5 – Revisão crítica + formatação (conforme ABNT ou manual desejado): 12,00 reais a lauda. Inclui revisão 4 e contempla algumas questões relativas à padronização de seu texto que não são estabelecidas, por exemplo, pelas normas da ABNT (ou pela maioria dos manuais universitários) e por manuais gramaticais ou ortográficos, como é o caso de uniformização de siglas, uniformização de pontuação ao final de enumeração, uniformização de iniciais minúsculas ou maiúsculas, uniformização de extensão de parágrafos, enfim, questões relacionadas à lógica organizacional do próprio texto e de seus elementos;

6 – Revisão comentada: 12,00 reais a lauda. Consiste em uma revisão para auxiliar aqueles que gostariam de, além de serviço de Revisão Ortográfica e Gramatical, compreender as razões de inadequações em seus textos. Cada alteração será comentada e explicada com fundamentação relativa a regras formais de uso da Língua Portuguesa do Brasil.

7 – Revisão de redação: 40 reais por página. Corrigimos a sua redação conforme padrão de correção do ENEM, UnB ou universidade desejada. O serviço inclui revisão ortográfica e gramatical, contemplando os seguintes aspectos: novo acordo ortográfico, observação de adequação vocabular, comandos da proposta de redação, adequação vocabular, coesão e coerência, observação a respeito de regras de pontuação, uso de crase, regência verbal e nominal, e concordância verbal e nominal. O serviço também inclui crítica em relação ao conteúdo do texto (feitas por meio de caixas de comentários), bem como adequação da linguagem ao gênero textual proposto. Para cada redação revisada, poderá ser encaminhada, gratuitamente, uma nova versão reescrita desse texto com base nas considerações propostas pelo revisor;

8 – Revisão de anúncios publicitários: 100,00 reais por anúncio. O serviço inclui avaliação crítica a respeito da lógica organizacional do anúncio: estética, significação de cores, coesão e coerência, articulação entre linguagem verbal e não verbal, adequação de linguagem verbal e não verbal ao público-alvo. Também serão analisados os sentidos revelados pelo anúncio. Além das indicações de correção no próprio anúncio, o cliente receberá um relatório crítico contemplando todos os aspectos de análise.

Obs: 1 lauda = 1.300 caracteres

* Em virtude do conteúdo do texto, alguns períodos terão de ser reescritos pelo próprio autor.

* Eu não padronizo o trabalho para o estudante, no caso de Formatação de Textos, o trabalho precisa ser enviado organizado. Em arquivo Word, as alterações serão marcadas por meio da ferramenta REVISÃO. Em alguns casos, haverá sugestões em caixas de comentários do documento, que precisam de mediadas pelo escritor. Após a finalização de nosso serviço, basta ACEITAR ou RECUSAR as alterações realizadas(em caso de dúvidas, nós iremos auxiliá-lo(a), nesse processo). Esse processo é importante para que você visualize as alterações feitas em seu texto para compará-las, se desejar, com o seu texto original.

Em arquivo Pdf, há apenas sugestões de reescrita em caixas de comentário. Se você desejar personalizar essa etapa, envie-nos a sua sugestão e as marcações da revisão serão adequadas às suas necessidades. Caso seja solicitado, também oferecemos pacotes de revisão personalizados. Envie-nos um e-mail para solicitar um orçamento. O seu texto será lido por dois revisores, o que garante maior eficácia à revisão.

ATENÇÃO: NÃO oferecemos “revisões infinitas”. Cada revisão custa um valor. Consideramos revisão de texto como um processo e não como um resultado absoluto, quantitativo e positivista. Não compartilho do pensamento de alguns que me consideram como um MESSIAS de seus textos mal escritos, um Zaratustra vernáculo cimarrón que faz “milagres textuais”. O texto, antes de qualquer revisão, é produto da subjetividade humana e a linguagem de cada texto depende do gênero textual proposto.

Se você fosse aconselhar um amigo que quisesse ter a mesma profissão que você, o que você diria?

Busque formação na área de LETRAS e por um curso, ao menos, de mestrado.

Qual é a sua melhor qualidade?

Sou extremamente perfeccionista, mas reconheço as minhas limitações.

Do que você precisa para melhorar?

Gostaria de poder ter maior contato com os meus clientes para poder desenvolver um serviço mais personalizado e, também, ter mais tempo para realizar o meu serviço, mas, infelizmente, as interações, especialmente pela internet, são limitadas e os clientes buscam por profissionais em minha área que entreguem serviço em prazo curto.

Qual é o seu procedimento normal ao trabalhar com um cliente novo?

Solicito as informações necessárias para fazer orçamento, busco saber qual é o público-alvo ao qual o texto do cliente se destina, bem como busco compreender as expectativas do cliente em relação ao meu serviço.

Que formação educacional e/ou qualificações profissionais você possui em sua área de atuação?

Sou Mestre em Linguística, na área de texto pela Universidade de Brasília (UnB), especialista em Revisão de Texto pelo Uniceub e graduado em Letras pela UnB.

Como você começou a fazer este tipo de trabalho?

Iniciei a minha carreira como Revisor em 2006, quando entrei no curso de Letras.  Os primeiros textos que revisei foram textos de pais de alunos, para os quais eu lecionava. Posteriormente, ao iniciar um estágio na área de Revisão de Texto no Supremo Tribunal Federal, eu comecei a me profissionalizar melhor. Também atuei como corretor de redações do ENEM.

Com que tipos de clientes você já trabalhou?

Pessoa física e jurídica de diversos ramos do conhecimento e de diversas instituições (públicas ou privadas).

Descreva um projeto recente de que tenha gostado. Quanto tempo durou?

Desenvolvi um curso em MP3 para auxiliar estudantes a serem aprovados em processo seletivo de mestrado: http://criteriorevisao.com.br/compre-o-seu-curso-como-passar-no-mestrado/

Que conselho você daria a um cliente que está em busca de um Profissional em seu ramo de atividade?

Busque por profissionais que tenham, ao menos, curso de mestrado na área de texto.

Em que perguntas os clientes devem pensar antes de falar com Profissionais sobre os projetos deles?

Em relação à formatação, o que será, de fato, realizado? Vocês recortam tabelas, figuras e gráficos? Como a qualidade do serviço é mensurada? Quantas vezes o texto é revisado? Há custo para segunda ou terceira Revisão de Texto?

8 respostas em “Anderson Hander Revisor de Textos

  1. Pingback: Revisão Textual – Brasília | Me. Anderson Hander

  2. Pingback: Revisão de Texto Londrina | Me. Anderson Hander

  3. Pingback: Corretor ortográfico e gramatical do Word a brasileira | Me. Anderson Hander

  4. Pingback: Revisão de Texto em Marília | Me. Anderson Hander

  5. Pingback: O gato e o rato da Revisão de Textos | Me. Anderson Hander

  6. Pingback: Revisão de Texto em Belém do Pará – Prof. me Anderson HanderProf. me Anderson Hander

  7. Pingback: Revisão de Texto em Natal – Prof. me Anderson HanderProf. me Anderson Hander

  8. Pingback: Revisão de Texto em Campo Grande | Me. Anderson Hander

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s