Considerações sobre Revisão de Textos

Algumas considerações sobre Revisão de Textos

Assim como muitas profissões voltadas ao uso da linguagem, de modo geral, e da língua, de maneira particular, a prática profissional de revisar textos exige dedicação e estudo constantes, nas mais variadas áreas do conhecimento. Os profissionais dessa área lidam diariamente com um campo de atuação que ainda desconhece suas aptidões e, também, a responsabilidade que essa profissão demanda. Nessas condições, pode-se dizer que o exercício social de revisão de textos é um campo ainda em construção, pois necessita conquistar seu espaço no mercado de trabalho (LEMOS, 2014, p. 140).

A dificuldade que a maioria das pessoas enfrenta ao redigir um texto, bem como a rapidez com que as informações chegam até nós, faz com que os autores não tenham preocupação nem tempo para verificarem seus erros. Isso sem entrar no mérito da falta de adequação do texto à sua finalidade. Assim, a nosso ver, hoje é ainda maior a necessidade da revisão de todo e qualquer conteúdo de circulação pública, ou seja, todo texto merece uma revisão. (p. 3) (ALVES E ANDRADA, 2010).

Ao receber um texto para avaliar, o profissional da revisão, em uma primeira leitura, pode ter sua atenção despertada para aspectos mais superficiais do texto, tais como problemas ortográficos ou gramaticais (concordância, regência, uso de pronomes, entre outros), mas é necessário lembrar que, se se fossem ordenar as tarefas de uma revisão textual, a última etapa seria a verificação desses aspectos. Antes de verificá-los, o revisor precisa ater-se a dois aspectos fundamentais de um texto: seu gênero e sua textualidade. São esses aspectos que irão garantir a legibilidade e adequação globais do texto. Além do mais, para se avaliar tais aspectos, geralmente mais de uma leitura do texto deve ser feita, assim o revisor passará a ter um conhecimento mais aprofundado do texto com o qual lida (COELHO & ANTUNES, 2010, p.207).

Referências

COELHO, S.; ANTUNES, L. Revisão textual: para além da revisão linguística. Revista Scripta, jan-jun. 2010.Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/viewFile/4360/4505&gt;. Acesso em: 24 out. 2015.

LEMOS, M. A regulamentação da profissão do revisor de textos: uma medida social necessária.Cenário, Porto Alegre, v. 1, n. 9, p. 139-151, 2014. Disponível em: <http://seer.uniritter.edu.br/index.php/cenarios/article/view/869&gt;. Acesso em: 1º maio 2015.

ALVES, BetâniaViana.; ANDRADAClaudine Figueiredo. Revisão de Textos Técnicos de Engenharia. Disponível em: <http://www.senept.cefetmg.br/galerias/Arquivos_senept/anais/terca_tema1/TerxaTema1Artigo13.pdf&gt;. Acesso em: 8 ago. 2010.

 

9 respostas em “Considerações sobre Revisão de Textos

  1. Pingback: Avanços em Linguística Textual | Me. Anderson Hander

  2. Pingback: Revisão de Texto em Marília | Me. Anderson Hander

  3. Pingback: Revisão de Texto em Campo Grande | Me. Anderson Hander

  4. Pingback: Revisão de Texto em Belém do Pará –Prof. me Anderson Hander

  5. Pingback: Revisão Ortográfica em Brasília-DF | Me. Anderson Hander

  6. Pingback: Revisão de Texto em Belo Horizonte, Minas Gerais | Me. Anderson Hander

  7. Pingback: Orçamento para Revisão de Texto em Porto Alegre – Prof. me Anderson HanderProf. me Anderson Hander

  8. Pingback: De quem é a responsabilidade do texto? | Me. Anderson Hander

  9. Pingback: Orçamento para Revisão de Texto em São Paulo | Me. Anderson Hander

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s