O que NÃO esperar de um Revisor de Textos

O que NÃO esperar de um Revisor de Textos

  1. Que ele redija textos e faça alterações nestes de sentido

Revisores não são autores, que fique bem claro. Alguns revisores podem até alterar o estilo da escrita do texto do autor, caso essa questão seja acordada com este, mas redigir para o autor, definitivamente não. Esta poderia ser a função de um Ghost Writter (escritor fantasma). Mas, em relação, por exemplo, a textos acadêmicos, essa atividade é ilegal!

  1. Que ele formate ou diagrame textos

Revisão de Texto, diagramação e formatação são ofícios diferentes. Basicamente, eu poderia dizer que a Revisão de Texto recai sobre aspectos que envolvem o universo linguístico do texto. A formatação refere-se, basicamente, a um conjunto de normas para a disposição do texto (por exemplo, marcação de parágrafo, recuo de citações, espaçamento entre as linhas do texto). Diagramação constitui atividade que está para o universo de publicação, por exemplo, de livros ou de formulação de panfletos etc.  A diagramação envolve, por exemplo, a arte da capa do livro, bem como outros aspectos gráficos relacionados, inclusive, ao processo de impressão da obra. A diferença entre formatação e diagramação é simples: geralmente, a formatação refere-se ao processo de aplicação de normas, em textos acadêmicos, para publicação. A diagramação refere-se mais especificamente a outros gêneros, como livros e processo de publicação destes.

Revisores podem atuar no processo de formatação, bem como de diagramação, também. Eu mesmo atuo no processo de Revisão e, também, de Formatação de Textos. Mas é importante deixar claro que estas são atividades diferenciadas. Na verdade, é preciso conversar com o Revisor de Texto e estabelecer um contrato a respeito do serviço, para que não haja mal-entendidos. Eu, por exemplo, cobro valores diferentes para cada um desses serviços, ou seja, Revisão de Texto não inclui Formatação.

  1. Que ele revise o mesmo texto, mais de uma vez, gratuitamente

Há um consenso no ramo de Revisão de Texto a respeito de segunda ou terceira Revisão. Não espere que o Revisor esteja à disposição, gratuitamente, para revisar, inclusive a qualquer horário do dia ou dia da semana, o seu texto. Cada olhar sobre o texto refere-se a um momento de Revisão e, por isso, cada olhar implica um valor. Obviamente, a grande maioria dos revisores cobra, para segunda ou terceira Revisão de Texto, uma porcentagem em relação ao primeiro serviço acordado, e não um novo valor sobre o texto.

  1. Que ele assuma a responsabilidade como autor

Revisores de Textos são terceiros que trazem olhares de fora para os textos de autores, eles não são, no entanto, responsáveis por estes. É preciso que os autores tenham noção da qualidade de seus próprios textos, e das limitações destes. Ás vezes, o texto tem problemas que não são resolvidos, simplesmente, com intervenções ortográficas e gramaticais. Além do bom senso do autor, é preciso que este saiba de suas limitações e dificuldades, antes de “jogar” a responsabilidade de sua própria produção para o Revisor. A verdade é que Revisor de Texto algum é um salvador. Eles trazem, apenas, contribuições para textos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s