Citações diretas e indiretas em textos acadêmicos

As citações diretas e indiretas são ferramentas fundamentais para a escrita acadêmica, pois permitem aos autores apresentarem as ideias de outros autores, e validar a argumentação apresentada no texto, o que articula o texto científico à comunidade científica, e não “às vozes da nossa cabeça” ou à nossa subjetividade, que, inclusive, é considerada em algumas pesquisas científicas, conforme a ontologia e epistemologia desta, mas não de maneira banalizada.

Citações diretas e indiretas

Citação direta é quando o autor transcreve exatamente as palavras de outro autor, colocando-as entre aspas ou com destaque em negrito ou itálico. A citação direta deve ser curta e precisa, e o autor deve sempre indicar a fonte da citação.

Já a citação indireta é quando o autor apresenta as ideias de outro autor de maneira resumida, sem usar as palavras exatas. Nesse caso, não é necessário colocar as palavras entre aspas, mas o autor deve indicar a fonte da citação (para preservar a ideia citada).

É importante notar que, independentemente da forma da citação, o autor deve sempre incluir a referência completa da fonte ao final do trabalho, de acordo com as normas estabelecidas pelas normas da ABNT ou outro padrão utilizado na área.

Como elaborar citações?

A seguir apresentam-se algumas diretrizes para o elaboração de citações corretamente:

  1. escolha o tipo de citação: decida se você trará uma citação direta ou indireta, de acordo com as suas necessidades.
  2. Identifique a fonte: antes de fazer a citação, é importante identificar a fonte completa, incluindo autor, título, data de publicação e editora. Imagine que você deixe para realizar essa etapa depois de ter escrito mais de 100 páginas e não consiga resgatar as fontes utilizadas? Um desastre!
  3. Citação direta: se você escolher fazer uma citação direta, insira as palavras exatas do autor entre aspas ou com destaque em negrito ou itálico. Inclua também o número da página.

Exemplo: de acordo com Smith (2020, p.25), “a ciência é a base para a compreensão do mundo que nos cerca”.

Há outros casos em que o excerto da referência da citação (direta) pode aparecer ao final do texto (isso é uma questão estilística):

“A modalidade de licitação constitui…” (Último Sobrenome do Autor, ano, p.).

ATENÇÃO: A norma NBR 10520 – Citações em documentos foi revisada e atualizada recentemente, em 19 de julho de 2023, pela ABNT. Por essa razão, as citações entre parênteses não mais vigoram em caixa alta como antigamente.

  1. Citação indireta: se você optar por uma citação indireta, resuma as ideias do autor de maneira objetiva, sem usar, exatamente, as palavras deste. Inclua, também, a referência da fonte (resumida no texto e completa ao final, na seção REFERÊNCIAS).

Exemplo: Smith (2020) argumenta que a ciência é fundamental para compreender o mundo que nos cerca.

Obs: evite referenciar as citações em notas de rodapé. A não ser que você seja da área do Direito, o que já é de praxe, embora esse uso seja muito criticado por vários pesquisadores e manuais.

  1. Referências: as referências completas das fontes usadas em seu trabalho devem ser listadas no final do texto, em ordem alfabética, de acordo com as normas da ABNT ou outro padrão utilizado na área.

Lembre-se de que a quantidade e a forma de citações variam de acordo com o tipo de trabalho e a área de estudo, por isso é importante sempre verificar as normas específicas para garantir a correção das citações.

Sugestões estilísticas para a redação acadêmica em relação à apresentação de citações

É preciso articular as citações ao (con)texto. Prefira nesse caso, as seguintes estruturas (para, conforme, consoante). Por exemplo, “Para Xavier (2002), o Brasil”, “Consoante Silveira (2010), o estudo de caso é…”.

Não basta inserir a citação no texto, é preciso apresentá-la, muitas vezes comentá-la. Em um ou outro caso, é possível trazê-la para, simplesmente, compor o texto, sem conectivos, mas isso não deve ser um padrão em todo o texto. Na grande maioria das vezes, prefira articular a citação ao seu texto e apresentá-la, por meio de conectivos, isso é característico do texto acadêmico.

Uma resposta em “Citações diretas e indiretas em textos acadêmicos

  1. Pingback: Tipologia textual e gêneros acadêmicos | Anderson Hander – Revisor de Textos

Deixe um comentário