“Meu Pé de Laranja Lima”: a criança em todos nós

‎️‍🔥‎️‍🔥‎️‍🔥‎️‍🔥‎️‍🔥‎️‍🔥‎️‍🔥‎️‍🔥‎️‍🔥‎️‍🔥‎️‍🔥‎️‍🔥‎️‍🔥‎️‍🔥‎️‍🔥‎️‍🔥‎️‍🔥‎️‍🔥‎️‍🔥‎️‍🔥‎️‍🔥‎️‍‎️‍🔥‎️‍🔥‎️‍‎️‍🔥

Na próxima semana, trarei uma crítica a este filme para vocês, um dos meus favoritos. O filme é uma das melhores, e mais próximas versões do livro “Meu Pé de Laranja Lima” (de José Mauro de Vasconselos (1970)) (Gran Premio de Honror del Festival Cinematográfico Internacional Gijon España). Zezé (que eloquência este menino!) não é uma criança como as outras, definitivamente não.

A sinceridade dele está para a desconstrução, para a crítica. Ele tem uma percepção sobre o mundo, apesar de ser uma criança, muito diferente dos outros. Não é um filme infantil; é um filme, na verdade, muito adulto. Quantos “Zezés” chegam à fase adulta? São podados pela sociedade, carregados de simulacros, das mentirinhas sociais que servem de conforto social, e das dores existenciais que transformam as pessoas em zumbis. Ele vê além de muitos adultos e crianças, está além de seu tempo (e é extremamente atual, apesar da época de lançamento).

Eu pergunto: onde está o Zezé, a criança, dentro de você? A literatura brasileira é extremamente rica, e aborda questões fundamentais para a compreensão do ser humano em geral (não está a baixo dos escritos de Shakespeare) e de nós mesmos como sujeitos e como nação. Mas é muito comum certo repúdio a obras como esta e aos autores nacionais. É preferível um olhar à literatura algures, desconhecido no outro, para evitar qualquer confronto interno; “façam o que eu digo, mas não o que eu faço”. ‎

️‍🔥‎️‍🔥‎️‍🔥‎️‍🔥‎️‍🔥‎️‍🔥‎️‍🔥‎️‍🔥‎️‍🔥‎️‍🔥‎️‍🔥‎️‍🔥‎️‍🔥‎️‍‎️‍🔥‎️‍🔥‎️‍🔥‎️‍🔥‎️‍🔥‎️‍🔥‎️‍🔥‎️‍🔥‎️‍🔥‎️‍🔥

______________________________________________________

Obs: encaminhe o seu texto acadêmico para a minha Revisão Crítica. Trarei várias contribuições ao seu texto e farei o possível para desconstruí-lo, para que, assim, este seja mais validado em relação à ontologia e epistemologia de sua pesquisa. Contato: andersonhander@gmail.com ou servicos@criteriorevisao.com.br #pesquisaacademica#pesquisarobusta#redacaoacademica Há mais de dez anos atuo como Revisor de Textos.MOSTRAR MENOS

Uma resposta em ““Meu Pé de Laranja Lima”: a criança em todos nós

Deixe um comentário