A importância de um revisor pesquisador

Revisão de textos é uma atividade extremamente importante, especialmente quando se trata de textos científicos, como dissertações de mestrado e teses de doutorado, que lidam, e tentam se aproximar, mais especificamente, da verdade. Nessa perspectiva, não basta, apenas, corrigir os ditos erros gramaticais e ortográficos de um texto acadêmico; é preciso ir muito além, como compreender o contexto da pesquisa, o discurso do pesquisador (e interagir com este*). Além disso, todo revisor de textos científicos precisa ter conhecimento sobre metodologia de pesquisa científica, história da ciência, em diversas áreas. Digo isso, pois algumas características dos gêneros acadêmicos e da linguagem destes articulam-se, ideologicamente, aos princípios científicos e, também, à ontologia e epistemologia de cada pesquisa. Ignorar esses fatores ou enviar um texto para a revisão de um profissional que não tenha essa maturidade é como, grosso modo, “lavar a sujeira sem sabão”. Água, apenas, sem sabão, não limpa!

* Ou você prefere um atendimento desumano, massificado e empresarial, que elevará o seu texto sim, mas ao nível da alienação (ui)?

A importância da formação linguística

Se você é cientista, se tem o pensamento categórico, se valoriza os próprios esforços, bem como da comunidade científico em geral, sabe diferenciar o conhecimento científico do senso comum, e se, especialmente, você não é tão alienado socialmente, deve saber que a grande maioria dos revisores hoje, especialmente na internet, estão interessados, apenas, em ganhar dinheiro. Não dê esse tratamento ao seu texto, e à ciência. O seu texto deve ser avaliado e revisado por um LINGUISTA, o cientista que estuda a língua, com atuação prática em revisão, como é o meu caso. Não deixe o seu texto nas mãos de um advogado, de um biólogo, inclusive com mestrado ou doutorado. Esses profissionais atuam em outras áreas. Esse tipo de atitude revela a sua debilidade intelectual em relação ao conhecimento, e desprestígio com a ciência brasileira.

Portanto, analise o currículo do revisor. É fundamental que este tenha formação científica na área de Letras, em Linguística, a ciência que estuda a língua. E existem, assim como em outras ciências, várias ramificações na Linguística, como a Linguística Textual, a Análise de Discurso Crítica (de base francesa ou inglesa), a Semiótica Social, a Sociolinguística Internacional, a Linguística Aplicada… Eu, por exemplo, além de ser graduado em Letras pela Universidade de Brasília (UnB), de ser Especialista em Revisão de Texto, de gostar de ciência, de ter muito conhecimento sobre filosofia, sou Mestre na área de Sociolinguística Interacional e Análise Crítica de Discurso, de linha inglesa (e também desenvolvi pesquisa que dialoga com a semiótica).

Além disso, ainda que você me considere arrogante, lembre-se de que você está no Brasil (ou, se você estudar no exterior, como em Portugal, lembre-se de que contratará o trabalho de alguém referente ao contexto brasileiro, que você já conhece muito bem), e de que o nível de formação de profissionais nessa nação, apenas com graduação, é baixo. E não adianta procurar um advogado e/ou médico para revisar o seu texto, pois eles não têm conhecimento científico sobre língua (a linguística), tampouco um jornalista. Na verdade, digo com sinceridade: você, dificilmente, encontrará um revisor com o meu nível de consciência e experiência (16 anos no mercado, e mais de 15 Atestados de Capacitação Técnica, emitidos por instituições públicas e privadas), alguém que revisou para a ONU (Organização das Nações Unidas), e que atuou no STF (Supremo Tribunal Federal) como revisor, e que lhe dará a devida atenção e poderá auxiliá-lo(a) durante toda a sua trajetória até a publicação.

Fuja de grandes empresas ou de sites na internet que abusam de uma autoridade que não têm e que, indiscriminadamente, dominam as páginas iniciais do Google, para explorar e, ao mesmo tempo, vender profissionais desesperados por dinheiro. Esses sites e “empresas”, geralmente, vendem a marca e visam, apenas, ao lucro; pagam profissionais incompetentes que não se importarão tanto com o seu texto e que, no caso de textos acadêmicos, farão, com certeza, um trabalho de qualidade duvidosa ou desconsiderando o contexto científico que eu, como pesquisador e linguista, apresentei, por exemplo, anteriormente, a você.

O cuidado com a ciência e o zelo pelo próprio texto

É importante que o revisor tenha atuado como pesquisador. E, para garantir ainda mais a qualidade do serviço, é fundamental que tenha registro no Cnpq e já tenha revisado para instituições científicas (como é o meu caso), bem como desenvolvido pesquisa.

Além disso, revisores pesquisadores estão acostumados a ler e avaliar textos de outros pesquisadores em diversas áreas de estudo, e têm uma visão interdisciplinar, o que é relevante para o conhecimento científico.

Outra vantagem é que um revisor pesquisador, frequentemente, tem experiência com publicações em revistas científicas. Eu, por exemplo, reviso artigos de uma revista científica na área do direito há mais de 10 anos. Os textos que reviso passam por um processo rigorosíssimo de revisão, que está muito além de uma (mal)dita revisão. Eu, praticamente, em minha atuação, sou responsável pela validade da linguagem desses textos.