Antropomorfismo em artigos, dissertações e teses

Em termos estilísticos, deve-se evitar, em textos acadêmicos, o antropomorfismo, que ocorre quando os escritores atribuem ações humanas a fontes inanimadas ou a animais não humanos, como demonstrado a seguir.

Estilo adequado

Pares de ratos viviam no mesmo recinto.

Estilo inadequado

Casais de ratos viviam no mesmo recinto.

“Casais de ratos” faz uma comparação enganosa entre pares de ratos e casais românticos humanos.

Estilo inadequado

A teoria aborda…

A teoria conclui…

O capítulo 2 apresenta o estudo de….

As ações indicadas anteriormente se referem a pesquisadores. O termo “teoria” e “capítulo”, nesse sentido, não deveriam estar na posição de sujeito.

Sugestão de reescrita

O autor x, em relação à teoria y, aborda… ou aborda-se, por meio da teoria x, o uso de…

Conclui-se, em relação à teoria z, que…

No capítulo 2, apresenta-se o…

Ressalto que esta é uma questão estilística. Muitas vezes, há problemas em textos acadêmicos que precisam de intervenções muito além de questões ortográficas e gramaticais. Eu soluciono, como Revisor, esses problemas de textos acadêmicos por meio de uma Revisão Crítica.

___________________________________

Contatos para orçamento

E-mails: servicos@criteriorevisao.com.br e andersonhander@gmail.com

Whatsapp: (61) 99801-6596

Trabalho há mais de 16 anos como Revisor de Textos Acadêmicos. Sou Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília (UnB), Especialista em Revisão de Texto pelo CESAPE-UNICeub, e Graduado em Letras, também, pela UnB. Estagiei no Supremo Tribunal Federal, na Seção de Padronização e Revisão de Textos, e, atualmente, reviso para uma revista científica na área do Direito. Atuo em parceria com pesquisadores de instituições federais e privadas de todo o país, revisando artigos, dissertações, teses e livros.

Deixe um comentário