Revisão Crítica de Dissertação de Mestrado

ANDERSON HANDER, O REVISOR

Seja bem-vindos ao meu site! Meu nome é Anderson Hander, sou Revisor de Textos há mais de dez anos. Este site é um espaço para divulgação de minha atuação como Revisor de Textos, reflexões acadêmicas, bem como de minhas vivências. Dediquei mais de 20 anos de minha vida à Educação; ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão.

Eu criei este site há mais de dez anos. Quando encerrei as minhas atividades em sala de aula, há alguns anos, e enfoquei a minha carreira de Revisor, comecei a divulgar as minhas reflexões para (des)construção do conhecimento. Sou Mestre em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB), Especialista em Revisão de Textos pelo UNICeub, e graduado em Letras, também, pela UnB.

Revisei, nos últimos anos, mais de 100 mil laudas relativas a gêneros textuais diversos. Iniciei a minha carreira como Revisor de Textos no Supremo Tribunal Federal (STF) e prestei serviço para instituições como a Organização das Nações Unidas (ONU), o Ministério do Meio Ambiente (MMA), Fundação Cultural Palmares (FCP). Atuo em parceria com pesquisadores, advogados…

Sou muito preocupado com a pesquisa científica no Brasil. Acredito, verdadeiramente, que a chave para a resolução de nossos problemas está na Educação. Eu mesmo digo isso com propriedade, pois eu transformei, completamente, a minha vida por meio da Educação. Quando não encontrei amparo em minha própria cultura, no meu arredor, a Educação me trouxe resposta e solidez, especialmente em tempos tão líquidos.

Como brasileiro, eu tentei fazer algo pelo nosso país. Sempre me senti incomodado com a desigualdade social desta nação. E, por essa razão, eu dediquei a minha vida à Educação. Tempos depois, muito cansado, e diante de tantos empecilhos, eu não desisti, embora tenha saído da sala de aula, sigo auxiliando pesquisadores com o meu conhecimento sobre textos acadêmicos e desenvolvimento de pesquisa (e sei da importância disso para o nosso país). Tenho uma formação Inter/multidisciplinar. Sou da área de Letras, mas já atuei em projetos da Biologia, Pedagogia… cursei disciplinas de vários cursos, tanto na graduação como na pós-graduação.

REVISÃO CRÍTICA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Sugiro esse serviço para aqueles que estão inseguros com o próprio texto ou que receberam muitos reclames do(a) orientador(a) ou da banca examinadora, após defesa.

Além da Revisão Ortográfica e Gramatical, incluo, por meio desse serviço, reescrita de períodos mal elaborados, uniformização de estilo. Transponho construções mais informais, típicas da fala, para o formato acadêmico. E, além disso, tento, como pesquisador, invalidar o seu texto, por meio de comentários, para que, assim, ele seja VALIDADO. Deixo comentários a respeito de construção de títulos, resumos e todos os elementos que compõem a dissertação.

Revisão Crítica: 12,00 reais a lauda. Inclui Revisão Ortográfica e Gramatical, além de sugestões estilísticas, reescrita/sugestão de reescrita de parágrafos mal elaborados, adequação vocabular, progressão textual e aspectos de coesão e coerência. Essa revisão também inclui sugestões e dicas em relação ao gênero textual proposto.

Considero 1 lauda equivalente a 1300 caracteres com espaços. Preciso, para fazer orçamento, que você me diga a quantidade de caracteres com espaços do seu texto. Veja essa informação, na barra inferior do Word, clique em PALAVAS.

Contato para orçamento: servicos@criteriorevisao.com.br ou andersonhander@gmail.com

Formas de pagamento: Pagseguro (parcelamento em até 24 vezes) ou boleto (à vista). Se for necessário, emito nota fiscal ou declaração certificando a Revisão. O prazo de entrega varia entre 3 a 4 dias úteis para cada 100 laudas enviadas. Eu mesmo Revisarei o seu texto.

Memórias de um Revisor de Textos

A seguir, compartilho com vocês, para que conheçam um pouco do meu trabalho, e-mail em que trouxe parte de uma crítica a uma dissertação de mestrado de um cliente (Revisão Crítica).

Oi, Thiago. Bom dia!
Eu gostei bastante do seu recorte temático (ele é muito relevante), especialmente para o contexto político atual. O seu resumo está bem desenvolvido, mas acredito que você possa apresentar mais reflexões a respeito das considerações finais (não traga, apenas, reflexões sobre os dados coletados…). Você pode trazer, ainda, mais uma ou duas linhas resumidas, especialmente se o texto não tiver passado, ainda, pela banca. Eles, sempre, sugerem que, após a defesa, as Considerações finais do trabalho sejam alteradas e que isso seja ajustado no resumo (mas espere, acredito, a defesa, nesse caso).
Considero o termo DEMANDA SOCIAL muito genérico para as suas palavras-chave. Busque um termo mais recortado em relação ao tema. A não ser que este seja termo de pesquisa consolidado em sua área.
Eu sugiro que todos os questionamentos, propostos no problema de pesquisa, ao final, na seção Considerações finais, sejam respondidos e retomados. Dê um trato em suas imagens, e tenha cuidado com o uso indiscriminado de cores. Veja os comentários que deixei a você a respeito dessa questão no Word.
Atenha-se, também, à diferença entre tabelas e quadros. Como mencionei, em caixas de comentário, há um excesso de objetivos em seu texto, e eles podem ser organizados de outra maneira (uma seção para cada: geral e específicos). Na metodologia, mencione, primeiramente, se a pesquisa é qualitativa ou quantitativa. Já no primeiro parágrafo. 
Gostei, de maneira geral, do trabalho, mas ele pode ser melhorado (e será). Especialmente, se, ainda, não tiver passado pela banca. E não se ofenda se eles criticarem a sua pesquisa (isso acontecerá). Eles, na verdade, trarão, contribuições ao seu texto, como eu trouxe. E você perceberá, ao final, que este foi um processo, assim como o texto é em si, de (DES)CONSTRUÇÃO, reflexivo, em que houve contribuições de várias pessoas, como se fosse, na verdade, uma “colcha de retalhos”.
É por meio desse processo que, ao final, o seu texto será, cientificamente, validado. E, posteriormente, quem sabe, poderá, inclusive, motivar ou constituir a base de uma outra pesquisa/texto, seja a respeito de publicação de um artigo, uma tese de doutorado ou, ainda, uma adaptação para outro texto mais acessível à população interessada em seu estudo (extensão).
Estimo-lhe sucesso!
Saudações.

ALGUMAS DICAS SOBRE REDAÇÃO DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Conheça, também, o meu canal no Youtube. Eu tenho vários vídeos em que explico como trabalho, como a Revisão é realizada. Trago reflexões diversas sobre Ciência, Linguística, sobre o universo acadêmico (especialmente sobre textos acadêmicos) e também, sobre as minhas vivências.

A construção do parágrafo em dissertações de mestrado

Justificativa de dissertação de mestrado

Redação academica