Formatação de Textos (ABNT)

Compartilho com vocês, meus clientes e seguidores, trecho de minhas memórias como Revisor de Textos. No e-mail a seguir, explico a uma cliente como trabalho, bem como algumas questões relativas a espaçamentos no software Word. A cliente contratou serviço de formatação e fez alguns questionamentos a respeito das regras de formatação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Obs: se você chegou a este post e procura por serviço de Formatação conforme APA, ABNT ou Chicago, acesse este link para conferir o custo de meu serviço ou encaminhe-me um e-mail: andersonhander@gmail.com ou servicos@criteriorevisao.com.br para que eu mesmo faça/e lhe envie orçamento.


Prezada cliente, boa tarde! 

Esse espaço existe porque o padrão do Word utilizado para os parágrafos do seu texto é justificado. Como há poucas palavras nessa linha do texto, o Word “joga” toda a marcação justificável para seguir o mesmo padrão anterior. Sobre “ser assim ou não”, a ABNT não versa sobre isso, especificamente, em nenhuma das NBRs. Na verdade, a ABNT não versa especificamente sobre questões estéticas.

Outra dica. Há uma excelente obra, de autoria de Júnia Lessa, Ana Cristina de Vasconcellos (MANUAL PARA NORMALIZAÇÃO DE PUBLICAÇÕES TÉCNICO-CIENTÍFICAS), com explicações sobre uso de normas da ABNT. Eu sigo esse manual, ele interpreta todas as NBRs  e traz soluções para os casos em que as normas não versam sobre determinado assunto. Se você tiver qualquer dúvida, consulte-o ou veja as próprias NBRs. 

Eu posso abrir o arquivo novamente e ajustá-lo novamente (na verdade, eu posso fazer isso quantas vezes você quiser), se você quiser. Mas, como lhe disse, para cada vez que o meu cliente solicita alguma alteração, eu cobro um adicional, mesmo que seja um valor pequeno*, porque é assim que eu trabalho, como você já sabe. E eu preciso de um dia útil de entrega. Se você quiser que eu busque uma solução para isso, apenas, o custo é de 50,00 reais para abrir o arquivo, fazer a alteração e salvá-lo em pdf. * Você pode ver essa especificação em meu site:

ATENÇÃO: NÃO oferecemos “revisões infinitas”. Cada revisão custa um valor. Consideramos revisão de texto como um processo e não como um resultado absoluto, quantitativo e positivista. Não compartilho do pensamento de alguns que consideram-me como um MESSIAS de seus textos mal escritos, um Zaratustra vernáculo cimarrón que faz “milagres textuais”. O texto, antes de qualquer revisão, é produto da subjetividade humana e a linguagem de cada texto depende do gênero textual proposto. Eu, também, tenho alguns artigos explicando o que é revisão de texto e como eu concebo o meu serviço, em meu site (gosto muito deste artigo que eu redigi, ele é bastante esclarecedor sobre o meu ofício): http://criteriorevisao.com.br/erro-de-revisao-de-texto/

Estou à disposição.

Saudações.