De quem é a responsabilidade do texto?

O e-mail a seguir constitui uma resposta ao questionamento que lancei no início deste post. Realizei serviço de Revisão de Texto de um cliente, e, alguns meses após a entrega do texto revisado, com mais de 413 alterações/contribuições realizadas no texto por mim, o cliente encaminhou um e-mail solicitando revisão gratuita novamente em virtude dos reclames do orientador dele em relação a quatro erros que este encontrou no texto, após a minha revisão. O cliente iniciou o e-mail se desculpando pela falta de educação de seu próprio orientador (que atribuía a mim a responsabilidade pelo próprio texto de seu orientando, questionando a qualidade de meu serviço), mas afirmou que tudo estava bem, que deveríamos continuar com o serviço.

Bom dia, prezado cliente! 
Eu não me preocupo mesmo com os comentários do seu orientador ou com o que qualquer outra pessoa pensa sobre mim ou sobre o meu serviço (isso não significa que o que elas pensam é verdade. Até mesmo, porque muitos desses pensamentos não constituem a verdade, mas opinião). 
Ele deve reclamar do seu texto e não do meu serviço. Eu não cometi erros no seu texto. Eu, apenas, não verifiquei alguns, porque havia muitos problemas no texto, muita “poluição gramatical”, resultado de um mal planejamento textual do autor, e esse excesso atrapalha o meu olhar. Revisão alguma é absoluta, eu deixo isso claro em meu site. E, também, menciono, a necessidade de segunda ou de terceira Revisão de Texto. O seu orientador sequer deve saber disso porque não conhece a minha profissão. Mas você deveria, como autor do seu próprio texto, dizer o seguinte para ele: “eu sou autor do texto, eu desenvolvi um trabalho mal escrito, infelizmente. Não preparei bem o texto. O Anderson trouxe muitas contribuições ao meu texto, mas o olhar dele não é biônico, tampouco o meu. E, em um primeiro momento, escrita de autor algum é “perfeita” (o Anderson disse que aposta com o senhor que a sua tese de doutorado deve conter ao menos 10 erros. Ele pode fazer o teste gratuitamente para provar isso ao senhor, porque ele considera o texto um processo de construção sempre inacabado e ele quer dizer com isso que nada é absoluto, e que é preciso ser muito arrogante, prepotente e acrítico para pensar dessa maneira o texto e o processo de redação). O Anderson não comete mais erros do que o texto tem. Ele verificou mais de 20 erros por página em meu texto, e isso já é bastante significativo. Se você acha que o texto está ruim após a revisão do Anderson, imagine como ele não estaria se o Anderson não o tivesse revisado?  O Anderson, também, disse que as suas contribuições, a respeito das inadequações que você encontrou no próprio texto que eu escrevi, são muito bem-vindas, revelam que você está fazendo o seu papel de orientador e um trabalho em equipe cuja responsabilidade não se resume, apenas, a ele”.
Eu realizei mais de 400 alterações em seu texto, relativas a erros que você cometeu e não eu. Mostre isso ao seu orientador e assuma a responsabilidade pelos seus próprios erros. Eu não sou onisciente, onipresente e onipotente. Eu sou Revisor de Textos, trago contribuições ao texto. O seu orientador deve criticar você e não o meu serviço.
Veja quantas contribuições foram deixadas ao seu texto:
Compreendo que vocês de exatas buscam resultados mais absolutos, mas a escrita é um processo de construção sempre inacabado. E, por favor, explique ao seu orientador a diferença entre REVISOR e AUTOR. Ele não pode atribuir a responsabilidade do autor do texto, que é sua, a mim. Lamentável é ele pensar dessa maneira e você, ainda, enviar o texto para mim com esses comentários dele, como se fosse minha responsabilidade, ou como se eu tivesse de revisar, gratuitamente, o seu texto novamente, porque “eu cometi os erros”.
Se você quiser que eu revise o seu material novamente (Segunda Revisão de Texto), eu cobro 25% em relação ao primeiro valor acordado para cada vez que o texto for enviado. Você optou por enviar os seus textos em capítulos, verifique senão é mais interessante realizar uma revisão após a reunião de todos os capítulos do texto. Explique ao seu orientador que a escrita, especialmente a escrita de dissertações e teses, é um processo que se revela até algumas semanas antes da defesa (e até após a defesa o texto será, com certeza, alterado. Não está “pronto”). 
O arquivo que você encaminhou contém 19.386 caracteres com espaços, ou seja, 19,38 laudas. Custo: 24,22 reais para Segunda Revisão de Texto.
Também sugiro que você e ele leiam os meus artigos sobre o meu serviço (além de trazer compreensão sobre o meu ofício, vocês podem ter uma melhor percepção sobre o texto de vocês):
Se o seu orientador ou você tiver qualquer dificuldade para interpretar os meus dizeres, vocês podem ouvir um áudio explicativo sobre esse assunto, produzido por mim em meu canal no Youtube:
Diga, também, ao seu orientador, que ele pode ser processado por difamação. 
Saudações.

Uma resposta em “De quem é a responsabilidade do texto?

  1. Pingback: Formatação de acordo com ABNT – Prof. me Anderson HanderProf. me Anderson Hander

Deixe um comentário